Coordenador : Letícia Virginia Leidens
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390079.2199.247933.24022023
Departamento/Setor: MDI
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo deste projeto extensionista cinge-se em ações direcionadas a crianças e adolescentes, que estão inseridos em escola municipal ou estadual dos Municípios de Macaé e Rio de Janeiro. A faixa etária das crianças e adolescentes se limita entre 9 a 14 anos, tendo como abrangência um cenário de três a quatro turmas escolares, inseridas no limite destacado. Buscar-se-á para atender a acessibilidade do critério etário, o desenvolvimento de um material expressado, através da promoção de oficinas, criações artísticas, jogos, brincadeiras interativas e bate-papo a fim de alcançar o mundo da infância e da juventude para atuarem como multiplicadoras deste conhecimento em suas comunidades e no seu desenvolvimento pessoal. A inserção deste público-alvo em escolas é necessária, pois elas serão os ambientes onde serão fomentadas as atividades propostas. A pandemia COVID-19 redimensionou e ampliou o ambiente do projeto para o virtual também, como possibilidade de comunicação e presença, trocas informativas e execução do projeto sob outra perspectiva.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências da Sociedade - UFF/ICM Macaé
Objetivo
O Projeto Desenvolvendo: cultura dos direitos humanos na infância e adolescência possui os seguintes objetivos: a) desenvolver um material de formação e capacitação para promoção da cultura dos direitos humanos a partir da difusão do conteúdo da Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, destinado ao público de crianças e adolescentes, nas escolas dos Municípios de Macaé e Rio de Janeiro; b) simplificar a linguagem, as ideias e a difusão do conhecimento do tema direitos humanos; c) diminuir as barreiras que separam a sociedade e o direito através de metodologias diversas; d) contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educativo no Município de Macaé e Rio de Janeiro; e) promover a interdisciplinaridade, a partir da colaboração entre disciplinas jurídicas diversas; f) contribuir para a formação acadêmica dos (das) estudantes participantes do projeto; g) articular Ensino, Pesquisa e Extensão; i) implementar um espaço propositivo de diálogo e ensino-aprendizagem com o público-alvo; j) trabalhar na perspectiva da melhoria do tratamento da cultura dos direitos humanos nas escolas e promover o engajamento desde já de crianças e adolescentes com a temática. l) Desenvolver atividades digitais para promoção e alcance do projeto de forma continuada; m) Contribuir para o engajamento digital de maneira formativa para as crianças e adolescentes.
Resumo
O projeto Desenvolvendo: cultura dos direitos humanos na infância e adolescência buscará difundir o conteúdo da Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, a partir do desenvolvimento e da produção de um material lúdico e interativo, expresso em oficinas, criação artística, jogos e brincadeiras, rodas de leituras a fim de alcançar, acessar e atrair o universo das crianças e adolescentes, inseridos em escolas públicas do Município de Macaé e Rio de Janeiro. Trata-se de uma ação educativa para a formação e a promoção da cultura dos direitos humanos, de modo que auxilie na transformação do trato dos direitos humanos como fenômeno cultural, através da disseminação do conhecimento e da informação acerca das questões que o compreendem no cenário dos conflitos escolares. A perspectiva reside em uma ação de mobilidade e interação do seu conteúdo para o público infantil e juvenil, de modo que desde cedo, se implemente e se estimule no processo de formação, o valor do tema direitos humanos para a sociedade.